Artes da Gezinha®

Um cantinho onde falo sobre meus gostos, minha vida e minhas artes.

Lilypie 1st Birthday Ticker Lilypie 3rd Birthday Ticker

04 outubro 2007

São Francisco de Assis

No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.
Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.
Sonhou então, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo".
Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".
O chamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.
Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".
A Ordem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III e Francisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.
O trabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povo à fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos ao sacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento em Bolonha.
Um fato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles, tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nunca foi sacerdote.
Em 1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Já em 1217, o movimento franciscano começou a se desenvolver como uma ordem religiosa. E como já havia ocorrido anteriormente, o número de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias que se encaminharam por toda a Itália e para fora dela, chegando inclusive à Inglaterra.
Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização".
Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.
Autor do Cântico do Irmão Sol, considerado um poeta e amante da natureza, São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte.
Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "mais italiano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-o padroeiro da Itália.




Oração da Paz (Oração de São Francisco)


Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz.Onde houver ódio, que eu leve o amor;Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;Onde houver discórdia, que eu leve a união;Onde houver duvida, que leve a fé;Onde houver erro, que eu leve a verdade;Onde houver desespero, que eu leve a esperança;Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que procure mais consolar, que ser consolado;compreender que ser compreendido;amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado,e é morrendo que vive para a vida eterna.

Um dia iluminado a todos que passam por aqui.
Beijinhos

6 Comments:

  • At 5/10/07 13:28, Blogger VerdeBlue said…

    Gezinha,
    adorei voltar e ver q está tudo bem convosco e... ler este post!
    Nem sabes o bem q me fez! :)
    Espero q tenhas uma santa hora e que tudo corra pelo melhor!
    beijocas grandes p todos*********

     
  • At 5/10/07 14:11, Blogger Cris said…

    Esta oração, é muito bonita só é pena não ser lida por muita pessoas, para se fazer no imtimo dos nossos corações. beijinho e que tenhas uma hora pequenina. bom fim de semana.

     
  • At 5/10/07 19:34, Blogger ^.^ANGELA MARY^.^ said…

    oi...
    Passei p/ te agradecer pela visita e te pedir que quando tiver um tempinho passe no meu cantinho que tenho uma surpresa...
    Fica com Deus
    ***bjux no seu kração***

     
  • At 8/10/07 13:57, Blogger Coisas de Gaja said…

    Novidades no blog!
    Se gostas de aprender novas técnicas, faz-me uma visita.
    Beijinhos da "gordita"!

     
  • At 9/10/07 10:56, Blogger patwork said…

    E aí amiga...tudo bem???
    Estamos curiosas...o Afonso continua dentro da barriga à espera do papai???
    Beijinhos e tudo de bom...
    Patrícia

     
  • At 10/10/07 07:44, Blogger artevida said…

    Oi,Geizinha,
    passei um tempo sem net,mas ja estou de volta.
    Quanta novidade!
    E o Afonso tá já chegando, né?
    Não vejo a hora de conhecer esse novo membro dessa família tão linda.
    Tenha um ótimo parto.
    Que Deus abençoe muito vc e sua família.
    Bjos!
    Fátima Matias

     

Postar um comentário

<< Home